O festival acontece desde 2006 e faz parte do calendário da cidade de Belo Horizonte, com o apoio da Belotur e Rádio Extra.

A cada edição o Festival faz uma homenagem a um artista mineiro que também teve em sua trajetória apresentações em bares por todo o estado. Já participaram Vander Lee, 14 Bis, Tianastácia, Tadeu Franco, Vinagrette, Dudu e Bauxita, Gabriel Guedes e Rodrigo Borges, Cris do Morro, Mário Nóia, Chevette Hacht, Marcus Vinile, Free As A Beatle, Tunai, Celso Adolfo, Dona Jandira, Leci Strada, Kaquinho Big Dog e Kadu Vianna.

As músicas vencedoras das edições anteriores foram:

2006: E daí o Samba – Salto Alto

2007: Vivencias – Ângela Franco/ Tânio César

2008: Manifesto H2O – Valter Dias

2009: Arco Íris – Airton Prates/ Marcelo Vouguinha

2010: Tudo Isso – Lislie Fiorinni

2011: Praquela – Nilo Pinheiro

2017: Flores Marcianas – Dom Preto

São selecionados através da produção do projeto 18 bares (2 em cada regional da cidade) que receberão os artistas nas eliminatórias do Festival, levando em consideração a agenda musical, condições técnicas, perfil artístico dos proprietários, higiene e outros.

INSCRIÇÕES:

No período de 01 de setembro a 05 de Outubro os músicos se inscrevem em todo o estado através do link http://www.musicodebhar.com.br/inscricao/.

Através de uma curadoria especializada serão classificadas 90 canções (10 em cada regional), que serão divulgadas no site no dia 04 de Outubro, assim como os dias e locais (bares) das apresentações nas Eliminatórias que serão realizadas entre os dias 08 e 31 de Outubro.

Serão 5 apresentações em cada bar, com os músicos selecionados participando em sua regional de inscrição, apresentando 1 música cada um. Só vão se classificar 1 música por eliminatória totalizando 18 músicas para a próxima fase.

Nos dias 06 e 07 de Novembro serão realizadas, em local a ser definido, as semifinais de BH para a escolha das 6(Seis) finalistas entre as 18 classificadas.

GRANDE FINAL:

A Grande Final será realizada no dia 16 de Dezembro a partir das 11hs no Espaço UniBH Buritis – Rua Líbero Leone, 269 – Estoril em BH, onde estarão reunidos as melhores músicas do ano, os melhores intérpretes, os 15 bares culturais participantes, cervejas artesanais e ainda 2 shows especiais.

Todos os 15 bares de BH vão participar da Grande Final apresentando o prato proposto para concorrer ao prêmio do Tira Gosto mais Criativo em harmonia com o nome de uma música de sucesso e o Bar mais Cultural da Cidade. As cervejas artesanais convidadas também estarão neste dia em um local elaborado especialmente para a apreciação dos convidados.

“É muito bacana essa idéia de misturar música e culinária popular num espaço público, pois ao mesmo tempo em que a alma se alimenta de novas sensações, o corpo também se regozija com os novos sabores, criando um ambiente de muito bem estar…parabéns aos organizadores do festival, vida longa ao projeto.” – VANDER LEE (Agosto de 2006).